sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES





Mesmo que as formas de organização social e o papel da música nas sociedades modernas tenham se transformado, algo de seu caráter ritual é preservado, assim como certa tradição do fazer e ensinar por imitação e "por ouvido", em que se misturam intuição, conhecimento prático e transmissão oral. Essas questões devem ser consideradas ao se pensar na aprendizagem, pois o contato intuitivo e espontâneo com a expressão musical desde os primeiros anos de vida é importante ponto de partida para o processo de musicalização. Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos e etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. Aprender música significa integrar experiências que envolvam a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados.



E é assim que o Educandário Padre Félix vem fazendo seu trabalho em todas as esferas do ensino, e a Turma de Educação Infantil  nível III de Tia Kel trouxe o músico Everaldo para fechar o seu trabalho homenageando-o também o dia desse profissional que é comemorado dia 22 de dezembro.





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